• Joana Martins

Como preparar a chegada de um irmão?

Sabemos que não é tarefa fácil, até porque não há fórmulas mágicas e maravilhosas para integrar facilmente um novo elemento na família.

Há a dificuldade de um bebé novo acrescida de uma outra criança que requer atenção e que, genuinamente, tem medo de perder o afecto dos pais. Sabemos que é irracional, que não tem razão de ser, mas é tão isto. Os irmãos e irmãs mais velhos têm medo de perder o afecto que, até ao momento, foi indivisível. Seria de esperar que esta situação fosse particularmente aguda quando passamos de 1 para 2 filhos, mas na verdade, em escalas diferentes, com nuances diferentes, a situação vai repetir-se se tivermos 3 ou mais filhos. Depende tanto de cada criança, da sua capacidade de compreensão da situação e sobretudo da capacidade de pais e família se desdobrarem a apoiarem neste momento delicado.

Ficam aqui as dicas da Academia Americana de Pediatria para facilitar a recepção a um novo bebé e sobretudo para ajudar aquele que, daí em diante vai ser " a instituição": o mano ou a mana mais velhos!










©2019 by zenped. Proudly created with Wix.com