©2019 by zenped. Proudly created with Wix.com

 
  • Joana Martins

Consumo Sustentável



Esta semana escolhemos a marca portuguesa Babu. Numa altura em que a esmagadora maioria das superfícies comerciais já vende escovas de dentes de bambu e algumas escovas de plástico reciclado ou de cana de açucar, esta recomendação já não é propriamente uma novidade.

No entanto, gostamos da Babu porque é uma marca portuguesa, localizada no Cadaval, que produz as suas escovas a partir de uma espécie concreta de bambu que cresce muito rapidamente e não é alimento dos pandas, que combina o cabo de bambu com as cerdas de nylon sem BPA e que tem disponível na sua gama de produtos, as escovas de adulto e de criança, estojos de bambu, bem como cotonetes de bambu.

Fazendo contas simples, cada um de nós deverá trocar a escova de dentes a cada 2-3 meses, o que significa que enviamos para o lixo cerca de 4 a 6 escovas de dentes ao ano. Na nossa casa somos 4, o que significa que vamos usar 16 a 24 escovas todos os anos. Cada escova de dentes de plástico demora sensivelmente 400 anos a desaparecer na natureza. É simples perceber como manter o uso de escovas de plástico é insustentável.

Por isso, vamos recomendar a utilização de escovas de bambu e, se puderem optar, escolham uma marca portuguesa com um preço bem competitivo (cerca de 4 euros a escova de adulto e 3,5 euros a escova de criança). Na altura de deitar fora, cortam as cerdas de nylon para os plásticos e o cabo é lixo orgânico! Simples!