• Joana Martins

Guia para escolher Chuchas

Atualizado: 13 de Out de 2019

Já sabemos que o assunto da chucha não é consensual, mas na verdade há uma razão médica para os bebés terem chucha: sabemos que a utilização de chucha está associada à redução do risco de morte súbita no lactente.

Por isso, sim, vamos fala de chuchas!

Primeira pergunta: Quando começar a usar chucha?

Como devem imaginar, não há estudos sobre isto. E quando não há estudos regemos-nos pelo bom senso! (ufa, que alívio....) A grande questão é não deixar que o bebé fique confuso entre a chucha e o mamilo da mãe, no caso de estar a ser alimentado com leite materno. O que é que isto significa? Significa que, se temos um recém nascido muito pouco despachado a mamar na mama, não é boa ideia introduzir a chucha, porque a sucção vai ser consideravelmente diferente, os movimentos de reptação da lingua menos exuberantes e por isso, o bebé não vai conseguir estabelecer tão bem a amamentação. Por isso, deixa-los mamar bem primeiro e depois passamos à chucha, certo? Infelizmente isto só costuma estabelecer-se na segunda semana de vida!

Segunda pergunta: Mas usar chucha para quê ao certo?

À parte da prevenção da morte súbita do lactente, gostamos de salientar que a sucção acalma os bebés, organiza-os e é inclusivamente uma estratégia de controlo da dor nas crianças doentes ou que irão fazer um procedimento potencialmente doloroso. Não substimar NUNCA o poder da chucha!


Terceira pergunta: Mas se a chucha faz mal aos dentes e eu não quero gastar dinheiro em aparelhos, porque é que eu vou dar a chucha ao meu bebé?

Bem pensado, mas se o seu bebé fizer aleitamento materno, temos A CERTEZA que nem todas as sucções serão nutritivas...e a chucha do seu bebé será o seu mamilo. Não quer mesmo dar uma segunda oportunidade à coitada da chucha?

Vá oferecendo a chucha por períodos pequenos, entre as mamadas e pode ajudar o seu bebé a auto-regular-se! E mesmo que o bebé adormeça com a chucha, não há problema nenhum! Com o tempo os bebés perdem a auto-regulação pela sucção e começa a ser mais um assunto comportamental, por isso é que retirar a chucha a um miúdo de 3 anos é muito mais difícil do que a um bebé de 18 meses! Pensem nisto! Quanto mais precocemente tirarem a chucha depois dos 12 meses de idade, mais fácil será...conselho de amiga!

E em relação aos dentes: sim, sabemos que o uso prolongado de chucha, leva a uma mordida aberta (incisivos superiores e inferiores afastados e procidentes) e a um palato mais alto e mais estreito! Por isso é fundamental escolher o formato de chucha correcto! E acima de tudo, nada de coisas doces na chucha...porque fornecer açúcar em permanência às bactérias que naturalmente se encontram na boca, só aumenta o risco de cáries dentárias!






807 visualizações

©2019 by zenped. Proudly created with Wix.com