©2019 by zenped. Proudly created with Wix.com

 
  • Joana Martins

Livro da Semana 1

Os livros são objectos extraordinários: são a liberdade. Num livro, qualquer livro, reside algo da essência de quem o escreveu. Mas o que faz de um livro um organismo vivo é o leitor. Nós lemos do livro o que queremos ler e nada está errado. O livro transporta-nos onde nós queremos ir. E se não quisermos aceder ao convite do livro, muito bem, encerramos o assunto: não o lemos!

Isto tudo para dizer que os livros são absolutamente necessários para as crianças. E nenhuma criança vai gostar de livros se não os puder manusear e perceber. E aí entramos nós, os adultos, com o papel maravilhoso de os introduzir aos mundos que se encerram dentro das páginas dos livros. Nós somos os descodificadores da leitura, mas somos tão mais do que isso.

Nem sempre as crianças conseguem crescer num ambiente com livros. Os pais, às vezes nem sabem o que comprar.

Por isso, gosto muito da ideia de um Plano Nacional de Leitura ( http://www.pnl2027.gov.pt ): contempla todas a idades e recomenda conteúdos de acordo com os temas da nossa preferência e, numa etapa mais avançada, de acordo com o nível de leitura. E serve para os adultos também.

O único defeito é que para um livro constar de Plano, tem que se apresentado, avaliado e catalogado. Há muitas editoras, sobretudo as mais pequenas, que escolhem não o fazer. E então temos uma miríade de opções que não aparece na lista.

Como gosto tanto de livros e como não resisto a contar uma história a uma criança (sim...com vozes e macacadas), deixo aqui uma recomendação semanal. Simples.


O livro desta semana é O COELHO QUE SABIA OUVIR, de Cori Doerrfeld, uma autora/ilustradora norte americana. O livro foi publicado pela primeira vez em Fevereiro de 2018. Conta a história de um menino (na versão portuguesa, Tito) que se depara com a perda. Uma perda real, com significado. Um por um chegam diferentes animais dispostos a intervir: há quem queira falar sobre o assunto, há quem queira gritar, há quem queira estragar a brincadeira de outros meninos. Mas o Tito não está preparado para nada disso. Até que chega o coelho. E o coelho sentou-se e escutou. E foi tudo o que o Tito precisava.

Acho uma história muito simples, com ilustrações maravilhosas, que nos fala sobre a importância de estar para o outro. Mesmo em silêncio. Sobretudo a escutar.

Se, como eu, gostarem das ilustrações da autora, podem consultar o site https://www.coridoerrfeld.com/ que disponibiliza ilustrações de coelhos para colorir!


Boas leituras!




23 views1 comment