• Joana Martins

Livro da Semana 2



Esta semana tive uma colaboração forçada neste post. O Sebastião, que é um threenager e por definição, um chato, quis participar. Porquê? Porque não me queria deixar fotografar o livro dele, claro!

O livro " AQUI ESTAMOS NÓS", de Oliver Jeffers foi publicado em 2017 nos EUA, tendo sido um dos bestsellers do New York Times e o melhor livro infantil de 2017 da revista Time.

E este é um livro infantil de não-ficção. Confuso, não é? Nem por isso. O autor/ ilustrador, quis escrever este livro para dar as boas-vindas ao planeta terra ao seu filho de 2 meses. Explica-lhe coisas básicas, como o nosso lugar no sistema solar, o tamanho do planeta, o que se passa na terra e no oceano, o que são seres humanos e seres animais, o que esperar do dia e da noite e tantos outros detalhes (ou não). E as ilustrações são particularmente divertidas, fazendo obviamente muito sentido, mas sobretudo tendo em conta o contexto político e económico do mundo actual, quer pela mensagem ecologista (óbvia), quer pela mensagem de tolerância: "Há pessoas de todas as formas, tamanhos e cores. Podemos parecer diferentes, fazer coisas e sons diferentes...mas não te deixes enganar, somos todos pessoas." - e esta frase é ilustrada com uma grande multiplicidade de pessoas, em que , no mesmo canto do livro coabitam uma freira, um lutador de sumo e um casal de noivas lésbicas.



É um livro simples, bem humorado que fala de responsabilidade: connosco próprios, com aqueles que amamos, com os nossos vizinhos humanos e animais, com o nosso planeta em frágil equilíbrio. E fala-nos de legado: o legado do conhecimento, para o qual todos os seres humanos podem e devem contribuir ("Vais descobrir montes de coisas sozinho. Só não te esqueças de deixar apontamentos para as outras pessoas.").

Este livro é uma aposta da editora Orfeu Negro. Sediada em Lisboa, Orfeu Negro iniciou a sua actividade em 2007. Em Abril deste ano ganhou o prémio de melhor editora infanto-juvenil da Europa. Tratando-se de um galardão recente, já em 2013 tinha sido atribuído a outra editora portuguesa: a editora Planeta Tangerina. Estes prémios trazem reconhecimento a um trabalho contínuo que se pauta pela diversidade de oferta e pela qualidade do seu conteúdo, com uma escolha criteriosa de histórias e ilustrações inovadoras. O que eu acho importante dizer é que isto demonstra um esforço muito grande destas editoras, num país em que o investimento na cultura não é prioritário, nem o retorno financeiro por parte do consumidor garantido. E embora os livros sejam magníficos, a qualidade da sua impressão irrepreensível, o facto de genericamente custarem acima dos 15 euros por unidade, não os aproxima dos consumidores. Ainda que compreenda que publicar livros ilustrados seja caro. Todos compreendemos.

Com isto quero dizer, que este livro vale bem o seu preço e é maravilhoso. Se não acreditarem em mim, vão pelo Sebastião, que não o larga!




11 visualizações

©2019 by zenped. Proudly created with Wix.com