©2019 by zenped. Proudly created with Wix.com

 
  • Joana Martins

Perguntas & Respostas: Quando é que um bebé pode ir à piscina?

Inês, Mãe de M & M.



Ora bem, aqui temos a resposta!

Como imaginam não há estudos apenas e só dedicados a esta temática e como tal, temos que fazer uso de algum bom senso.

A idade mínima recomendada para frequentar uma piscina pública são os 6 meses! Isto não quer dizer que um bebé mais pequeno não possa ir à piscina. O que quer dizer é que temos que medir bem os riscos e ponderar os eventuais benefícios. O que nos bebés mais pequenos, são bastante questionáveis.

Assim, mesmo para os mais liberais, os bebés não devem ir à piscina antes das 6-7 semanas de vida (recomendações do Sistema Nacional de Saúde do Reino Unido); e a irem, recomenda-se uma piscina com temperatura da água superior a 32•C; e os banhos poderão ter uma duração entre os 10 e os 30 minutos. Não mais.

Reparem, a maioria das piscinas públicas não tem esta temperatura, pelo que só poderão ser frequentadas por bebés com idade superior a 6 meses: não só porque regulam melhor a temperatura corporal, como já dispõem de primovacinacao para uma série de doenças transmissíveis!

Outro assunto é a escolha da piscina que irão frequentar: a maioria das piscinas utiliza um sistema de desinfeção com cloro. Apenas algumas piscinas dispõem de um sistema de desinfeção com raios UV, permitindo a redução de utilização de cloro. Como sabem, a reacção do cloro com material orgânico (daí a necessidade de tomarmos banho ANTES de ir à piscina) gera cloraminas, que são irritativas! Por isso, quando escolherem a piscina pública para o vosso bebé, se puderem, optem por piscinas com este sistema. Em Lisboa recomendamos as piscinas da cidade universitária e do complexo desportivo do Jamor. No restante país, não temos referências. Mas se souberem, deixem nos comentários!

Esperamos ter sido úteis!!! Boas banhocas com os bebés! Sem riscos desnecessários!