©2019 by zenped. Proudly created with Wix.com

 
  • Joana Martins

Quando furar as orelhas?

A questão dos furos nas orelhas é obviamente uma questão social e cultural. À parte das convicções e opiniões de cada um, existem recomendações de diferentes sociedades pediátricas.

A Academia Americana de Pediatria emitiu um parecer sobre o assunto. Vamos lá! Idade recomendada: as crianças devem ter as orelhas furadas se tiverem idade suficiente para higienizar e tomar conta dos brincos elas próprias.

No entanto, como há culturas e famílias que querem furar as orelhas das crianças mais precocemente, recomendam que o façam apenas depois dos 2 meses de idade. Porque já terão feito a 1a dose de vacina contra o tétano.

Estima-se que 35% dos furos dos lobos das orelhas dêem complicações: infecção, reacção alérgica, aspiração de corpo estranho (quando as crianças tiram os brincos...), cicatrização anómala com formação de coloide e deformidade do pavilhão auricular.

Como prevenir complicações:

1. Escolher o local apropriado para fazer os furos. Ourivesarias, farmácias, lojas de bijuteria e bugigangas e studios de tattoos e piercings são as possibilidades. Desde que seja garantida a esterilidade de todos os materiais, incluindo as luvas que manipulam agulhas e brincos, tudo bem. ATENÇÃO: Luvas armazenadas em caixas, aos molhos, não são estéreis. As luvas estéreis vêem em envelopes de plástico e papel estanques!

2. Pistola ou agulha? A pistola está contra indicada em bebés pequenos por ser excessivamente traumática. Recomendamos apenas se kit de pistola descartável!

3. Desinfecção da pele e uso de gel anestésico! Se a criança tiver menos dor, maior a possibilidade do procedimento decorrer sem complicações.... Todos sabemos de furos assimétricos ou oblíquos, estes últimos aumentam o risco de lesões traumáticas posteriores.

4. Brincos: ouro, platina, aço cirúrgico ou titânio. Simples. Pequenos e sem arestas. Com esquema de segurança no espigão para ser difícil de remover.

5. Depois dos furos: desinfecção com solução antiseptica e pomada antibiótica, 2x/dia. Rodar os brincos 1x/dia e deixá-los estar durante 6 a 8 semanas.

Agora, opinião pessoal (e como tal, discutível): acho mais seguro visitar um bom estúdio de tatoos do que uma ourivesaria.

O que acham?