©2019 by zenped. Proudly created with Wix.com

 
  • Joana Martins

Yoga para Crianças

Falando de forma simples e directa, o Yoga é a união das várias dimensões do ser humano – corpo, mente e espírito. Como? Através de um sistema de princípios e práticas que levam a um melhor conhecimento do próprio (interior) e do que o rodeia (exterior), que, por sua vez,conduz a um alargamento da consciência e a uma sensação de plenitude. 


Então, como e porquê o Yoga aplicado às crianças?

Para além do óbvio (consciência do eu, do outro e do mundo que em que nos inserimos), em idades mais precoces (logo a partir dos 2 meses) permite estimular e explorar os diversos sentidos, que estão numa fase de rápido desenvolvimento,  e o movimento(benefício cognitivo e motor), bem como fortalecer o vínculo com os pais, já que até aos 12 meses a prática é sempre em ambiente familiar, e reduzir o stress/ansiedade tanto da criança como dos pais (benefício emocional e relacional).


Em crianças mais velhas e adolescentes, os benefícios são sobretudo do foro emocional, pela promoção de auto-confiança e auto-estima, estimulação da capacidade de empatia, e actuação como um factor protector da ansiedade, isto para além de contribuir para o (tão desejado!) aumento da actividade física. 

Respondendo à questão em concreto, em contexto escolar a prática do Yoga leva a um ambiente de maior calma e harmonia, um sentido de unidade e de ajuda entre crianças e, consequentemente, a

uma gestão mais fácil e positiva da turma por parte do Professor - por isso sim, deve inscrever o André no Yoga!


Já agora, nos últimos 2-3 anos têm sido realizados vários estudos nos quais se observam que o Yoga ajuda a:

1) aumentar a auto-estima,

2) reduzir e controlar o stress/ansiedade,

3) aumentar a atenção, concentração e disciplina na sala de aula,

4) controlar os sintomas em crianças com asma e em crianças com epilepsia (atenção, nunca parando a medicação sem ter havido indicação do médico)

5) atenuar a gravidade dos sintomas em crianças com autismo (e em Portugal já existem aulas para crianças com necessidades especiais).


Vá, arrisquem! Vão de certeza ver benefícios!